Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

May 24, 2011

... Anorexia Nervosa em Homens ( R.M. Freire Lucas, Hospital da Universidade de Coimbra)

Foi publicado recentemente um texto do Investigador português (Hospitais da Universidade de Coimbra) que foi apresentado no 19º Congresso Europeu de Psiquiatria. REproduzimos abaixo o resumo. Pode ser analisado o original aqui.

Anorexia Nervosa nos Homens/ Anorexia nervosa in males

R.M. Freire Lucas
Coimbra University Hospitals, Coimbra, Portugal
Disponível on line desde 4 de Maio 2011

Resumo (original em inglês tradução de esqueciaana)
As Doenças do Comportamento Alimentar (DCA; Eating disorders) são de longe mais prevalentes nas mulheres que nos homens. Nos homens ocorrem apenas 10% dos casos. Esta discrepância pode ser parcialmente explicada por factores biológicos e culturais, mas também sugere dificuldades de diagnóstico.
Este trabalho inicia-se com uma descrição da situação clínica de Anorexia Nervosa (AN) no caso de um doente do sexo masculino, e passa em revista e compara os aspectos de diagnostico das Doenças do Comportamento Alimentar , nomeadamente a AN, nos dois sexos, enfatizando as falhas mais comuns na sua identificação nos homens, fazendo reduzir o número de casos não diagnosticados.
Foram pesquisados artigos científicos sobre este tópico na base de dados MEDLINE, LILACS e PsycINFO, usando como palavras de pesquisa “eating disorder”, “anorexia nervosa” e “male” . Optou-se por incluir artigos originais e resenhas de literatura recentes.
European Psychiatry
Volume 26, Supplement 1, 2011, Page 718
Abstracts of the 19th European Congress of Psychiatry

No comments: